domingo, 3 de julho de 2011

[Exposição] Diálogos: Um olhar sobre a escola do Horto







































Estarão expostas estampas produzidas a partir de 417 matrizes do acervo do Museu Florestal Octavio Vecchi e um diálogo dessas matrizes da década de 40 com 15 artistas.

ARTISTAS PARTICIPANTES
André de Miranda
Cleber Alexsander
Cleiri Cardoso
Florian Foerster
Francisco Maringelli
Georgina Torres
Gilberto Tomé
Luciano Ogura
Maria Pinto
Maura de Andrade
Márcio Pannunzio
Miriam Zegrer
Sérgio Antunes Kal
Ulysses Bôscolo
Yili Rojas

IDEALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO
Maria Pinto e Maura de Andrade

CURADORIA
Maria Pinto,
Maura de Andrade e
Roselaine Barros Machado




Para o Museu Florestal é muito importante esta publicação por oferecer ao público conhecimentos das matrizes e gravuras do acervo do Museu, bem como todo o trabalho desenvolvido e a forma como foi idealizado por Maria Pinto e Maura de Andrade, que permitiu registrar a história e a interação com  artistas contemporâneos nesta bela releitura.
Foi com muita satisfação que recebemos este projeto, temos a confiaça em seu êxito pela competência e envolvimento dos artistas, como vimos caracterizados nesta obra.

Roselaine Barros
Museu Florestal “Octavio Vecchi”


Quando, em meados de 2009, nós começamos os contatos para a exposição - Paisagens Gráficas, no Museu Florestal Octávio Vecchi, no Horto Florestal, nos apaixonamos pelas matrizes de guatambu rosa que nos foram apresentadas.
Daí surgiu o desejo de fazermos um projeto em que artistas contemporâneos conversassem com essas imagens e de fazer um álbum onde todas essas imagens pudessem ser vistas.
Preparamos o projeto em 2010 e ele foi premiado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, ProAC nº 21, que custeou parte dos custos, tornando possível esse sonho.
Nosso intuito, como artistas plásticas, é fazer com que cada uma dessas matrizes cumprisse seu destino: fosse impressa e apreciada pelo público. E de certa forma, que esse a tradição das gravuras realizadas pela Escola conversasse com os xilogravadores do século XXI.
Nessa exposição estão apresentadas as matrizes e gravuras da Escola de Xilografia do Horto, que funcionou na década de 40, no Horto Florestal e que atualmente  fazem parte do acervo do Museu Florestal Octavio Vecchi,  e 15 trabalhos contemporâneos de artistas que dialogaram com essa história.
Apreciem!

Maria Pinto e Maura de Andrade


Para mais informações visite o blog do projeto:
http://dialogos-xilogravuras.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário