História


   No início do século XX os reflexos da evolução industrial e o avanço da agricultura cafeeira e canavieira ocasionaram o desenvolvimento, de dimensões nunca vistas, da cidade e do Estado de São Paulo. Octavio Vecchi, cientista e pesquisador, preocupado com o desmatamento, queria estudar formas para diminuir este fato e deixar um legado das espécies nativas. Dessa preocupação, em 1927, foi decretada a criação do Museu Florestal e da Seção de Silvicultura, esta última destinada a estudar as espécies nativas (para a preservação e o melhoramento genético para o reflorestamento) do Estado de São Paulo.

   Em 1931, o Museu Florestal foi inaugurado com o objetivo de expor um acervo relativo às espécies nativas e à interdependência entre fauna e flora. Em 1948, passou a denominar-se Museu Florestal “Octavio Vecchi”, em homenagem ao seu idealizador.

   O Museu foi construído procurando-se ressaltar a importância das madeiras. Cada sala possui, de maneira distinta, uma composição de madeiras arranjadas artisticamente que formam o teto e soalho. O público pode apreciar móveis e objetos confeccionados por exímios entalhadores; a arquitetura do prédio inclui doze vitrais, produzidos pela Casa Conrado, que retratam a fauna e a flora paulistas.

Fotos Antigas: