Acervo







O acervo é composto por peças que visam mostrar o uso racional da madeira e a diversidade da flora existente no Estado de São Paulo. As peças são divididas em 5 categorias: Mobiliário, Alrunas, Charão, Entalhes e Xilografia, além de vitrais, pinturas e algumas esculturas em madeira.


Mobliário
Cadeiras, Mesas, Armários, etc. Peças feitas com diversos tipos de madeira, em sua maioria confeccionadas por artífices do Instituto Florestal.















Alrunas
Na natureza algumas raízes, tocos e galhos de árvores lembram formas de animais, de objetos e de seres humanos. Nas mãos dos artistas recebem retoques transformando-se em esculturas, conhecidas como Alrunas ou arte natural.














Charão

Entre as décadas de 30 e 70, do século XX, o Instituto Florestal abrigou a única Escola de Charão do Brasil, que originou um acervo de móveis e objetos de arte confeccionados pelos alunos desta escola. O Museu detém o maior acervo de charão da América do Sul.





Entalhes
O Museu possui um mostruário de pranchas entalhadas que reproduzem folhas, flores, frutos e sementes de árvores das quais a madeira é originária. Esses entalhes foram confeccionados por Antonio Oppido e Antonio Alves, antigos funcionários do Instituto Florestal.











Xilografia
A xilografia é a forma técnica mais antiga utilizada para reprodução, em escala, de texto e ilustração. O acervo é composto por clichês e xilogravuras confeccionados na Escola de Xilografia que existiu no Instituto Florestal na década 1940 e teve como professor-técnico Adolf Kohler. A exposição mostra todas as fases dessa confecção, do preparo dos clichês à xilogravura. Todas as matrizes do Museu podem ser vistas nesse blog, organizado pelas artistas  Maria Regina Pinto Pereira e Maura de Andrade .