O Museu Florestal realiza todos os anos exposições com o tema PAZ.
Esse ano o Museu reuniu desenhos de crianças de todo o Brasil que participam do projeto Movimento Infanto-juvenil Crescendo com Arte (MICA) e mensagens de Paz.
Cultura de Paz
Todos procuram a paz incessantemente. Todos procuram à paz e todas as maneiras. Todos procuram à paz em todos os lugares. Todos procuram à paz em todos. Há aqueles que por um acaso a encontram, os que nunca a encontram, os que já a tiveram e a deixaram escapar e os que a almejam. Sempre existiram aqueles que descreram nela, mas é preciso ter e mente que ela é a solução para o mundo.
A paz já foi motivo para inicio de diversas guerras ao redor do mundo, mas todos têm de concordar que aquele que levantar uma arma em “nome da paz” não tem boas intenções. A paz é fruto do amor e da liberdade. Sem amor a paz não existe e sem paz o amor torna-se ódio. Para se ter paz é preciso ser livre, deixar que o coração o guie livremente. Assim ter a paz é algo mais fácil e possível.
As atitudes diárias contam para a paz coletiva. Para o bem de todos é preciso de harmonia e compreensão, assim gerando bem estar e momentos felizes. A felicidade é uma necessidade básica do ser humano e para alcançá-la é necessário estar em paz consigo mesmo. É necessário ter sempre um sorriso no rosto e saber lidar com as adversidades da vida, pois assim sua felicidade não estará em xeque sempre que algo lhe afetar. A felicidade e a paz são íntimas, são irmãs gêmeas, andam sempre juntas e sempre que um gesto de carinho e amor é feito elas preenchem o seu autor.
Tudo é possível com a paz. Se a semearmos, se a cultivarmos, se a colhermos e principalmente se a vivermos! Isso é a nossa cultura, a cultura de paz! Precisamos ter a sensibilidade de compreender essa cultura e aprender a cultivá-la.
Convido a todos a participarem dessa grande colheita, que hoje possamos colher os bons frutos de ontem e num futuro próximo, os frutos de hoje. Para que esse ciclo continue, passe essa ideia adiante. Não a esqueça, a paz é a coisa mais importante do mundo. A paz é a reunião de todas as virtudes do mundo. PAZ A TODOS!
Árvore da Paz
Árvore com recados de Paz deixados por visitantes do Museu |
Carta de Hiroshima
“Semeando o verde e a Paz em Hiroshima”
Carta do Reitor Tatsuo Morito da Universidade de Hiroshima, enviada em 1951 à Universidade de São Paulo, que transferiu ao Instituto Florestal a solicitação de sementes para reflorescer o Campus da Universidade.
Nessa carta foram solicitadas doações de sementes e mudas de árvores, o Museu Florestal “Octávio Vecchi” atendeu ao pedido e enviou sementes de 20 espécies nativas e exóticas.
O Museu Florestal, orientando-se pelo apelo de Paz feito pelo reitor da Universidade de Hiroshima, vem realizando todos os anos exposições que têm como tema a Paz, nestas exposições procura desenvolver a conscientização pela paz mundial.
A carta reporta que uma simples muda de árvore contribuiria para grandes mudanças na região devastada pela bomba atômica.
“De modo que elaborei um plano destinado a “reverdescer” o campus da Universidade, transformando-o da sua totalidade rubra e ferruginosa num verde fresco e viçoso.”
Morito